sexta-feira, 18 de maio de 2012

Esportes Olímpicos

Já nos seus primeiros anos de fundação, o Esporte Clube Vitória investiu nos esportes olímpicos e rapidamente se destacou no remo. Atualmente, além do remo, o Clube mantém equipes de vôlei, basquete, futebol feminino, boliche, taekwondo, judô e nas competições para olímpicas é representado pela nadadora Mônica Veloso. 

São cerca de 250 atletas representando o Clube na disputa desses esportes. 

O remo é o Esporte Olímpico mais tradicional do Vitória. Desde 1901, o rubro-negro mantém uma tradição de títulos, conquistando 24 das 30 competições que disputou entre 1943 e 1972, além de manter o recorde brasileiro de títulos consecutivos, quando venceu 11 entre 1943 e 1953. 

O ano de 2011 foi marcado pela conquista do decampeonato baiano, além da convocação do remador Diego Souza para a seleção brasileira juvenil, que conquistou no mês de dezembro do mesmo ano, duas medalhas de prata no campeonato sul-americano da categoria disputado na Argentina. Em 2012 estamos na liderança do campeonato baiano, e poderemos igualar o recorde de 1943 a 1953. 

Com a recente reforma da sede de remo, foi possível realizar a recuperação estrutural, substituição da cobertura, forro, instalações hidro sanitária, piso, recuperação da academia, e pintura geral, além da construção de uma remadeira, um equipamento que permite treinar o remador sem necessidade de ir para o mar, permitindo um melhor rendimento nos treinamentos. 

No vôlei, retornou aos campeonatos em 2009, após cinco anos longe das quadras, e conquistou todos os títulos estaduais disputados em 2011: campeão da Taça Cidade de Salvador, campeão baiano (ambos invictos) e campeão da Copa Estado da Bahia, além da disputa da Superliga nacional de voleibol, com a participação na seletiva do Norte e Nordeste. 
Em 2012 foi montado, o time juvenil masculino, que dará suporte ao time adulto, e está disputando as competições estaduais. E o time feminino adulto, que se sagrou vice-campeão da Taça Cidade do Salvador em abril. 

O futebol feminino participou do Campeonato Baiano de 2011, ficando em terceiro lugar. A grande dificuldade do futebol feminino é o calendário mantido pela Federação Baiana de Futebol, com inicio do campeonato só em setembro, o que dificulta a manutenção de um time competitivo. 

No basquetebol iniciamos em 2012 uma grande arrancada, em convênio com a Faculdade 2 de Julho. Temos em atividade no masculino, um time adulto, um time sub 22, time sub 19, e sub 17, além de time feminino adulto. 
O treinador do time masculino adulto, e sub 22 é Gilson Trindade, ex-jogador da seleção brasileira, ao lado de jogadores como Oscar, Marcel, dentre outros, e que atuou muito tempo na NBA. 
Existem planos para disputar além dos campeonatos estaduais, o NBB sub 22, e a Copa Norte Nordeste no segundo semestre de 2012. 

No boliche, mais conquistas. A equipe ficou em terceiro lugar no Brasileiro de Clubes, em Belo Horizonte, e venceu o Campeonato Baiano individual 2011. Em 2012, Titila Alvarez tirou o segundo lugar na XXIII Taça Rio de Duplas, etapa do Circuito Nacional de Boliche. Atualmente é a quinta colocada do ranking nacional, é promessa de mais conquistas esse ano, inclusive no brasileiro de Clubes que será disputado em São Paulo. 

Na natação, o clube participa das provas paraolímpicas e conseguiu excelentes resultados na temporada de 2011. Mônica Veloso compete no Brasil e outros países disputando competições, e conquistando muitas medalhas. 

No taekwondo Josyhenrique Cruz, sagrou-se Campeão medalha de Ouro no Circuito Nordeste, o Natal Open, e junto com outros atletas participa com sucesso de competições por todo o Brasil. 

No judô a equipe do Vitória /Faculdade 2 de Julho conquistou recentemente a VII Etapa do Circuito Baiano de Judô, e possui em sua equipe atletas de nível nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário